Regresso às aulas sustentável

Para quem tem filhos o pós verão e férias pode ser um grande desafio. Isto porque o regresso às aulas está próximo e há que preparar tudo com antecedência, procurando as melhores opções e preços, o que pressupõe muita organização. A pensar neste desafio e para te ajudar, deixamos-te aqui algumas dicas para um regresso às aulas cheio de estilo e muita sustentabilidade. Ora vê:

 

Vê o que já tens em casa e reutiliza

Dá uma volta ao material dos anos anteriores e evita comprar o que já tens e está em bom estado.

Se tiveres de comprar alguma coisa, opta por blocos e cadernos feitos com papel reciclado. Também podes optar por materiais ecológicos, mais sustentáveis e com menos químicos que são prejudiciais à saúde.

Se precisares de comprar mochilas, evite as mochilas temáticas, que rapidamente passam de “moda” e não acompanham o crescimento dos teus filhos.

Em relação a canetas, se possível compra com recarga, lapiseiras feitas à base de bambu e plástico reutilizado e corretores recarregáveis.

 

Faz uma lista de compras

É essencial para não comprares o que não precisas e te esqueceres do que realmente é importante. Vai evitar aquele impulso desnecessário e desperdício. Compra apenas o que precisas nas quantidades certas para que o material não acabe guardado e esquecido numa gaveta para sempre.

 

Máscaras sociais

Usar e abusar das máscaras reutilizáveis, se for o caso.

 

Transporte

Se a escola fica perto de casa, porque não começar a usar transportes públicos, bicicleta ou até um pequeno passeio?... Se não conseguires todos os dias, tenta um dia ou outro... já minimizas alguma poluição...

 

Roupa em 2ª mão

Eles crescem tão depressa e é normalmente nas férias que são aquele “salto”. Tenta reutilizar roupas de amigos, familiares ou irmãos mais velhos. Senão, recorrer à compra ou aluguer em 2ª mão. Na nossa loja tens muitas opções.

 

Decora os materiais escolares

Porque todas as pessoas gostam de coisas novas, porque não decorar o que já temos em vez de comprar novo? É uma actividade super gira que podes até fazer em conjunto com os teus filhos. Podes decorar cadernos, colocar bordados nas mochilas ou estojos, etc...

 

Faz um bloco de notas sustentável

Junta todas as folhas que sobraram dos cadernos dos anos anteriores e faz um novo! Fácil, não achas?

 

Separa corretamente os resíduos 

Já sabes... O papel deve ser colocado no papelão (contentor azul), as pilhas no pilhão e os materiais elétricos e eletrónicos entregues no Ecocentro. As canetas, por exemplo, embora sejam produzidas com plástico não devem ser colocadas no ecoponto amarelo. O ecoponto amarelo serve apenas para embalagens de plástico, de metal e a pacotes de bebidas.

 

Opta por um kit de lancheira sustentável e saudável

É fundamental definir hábitos saudáveis e ecológicos. Sempre que possível preparar a lancheira com guardanapos de pano, termos para bebidas e marmitas em inox e copos reutilizáveis.

E não te esqueças de colocar alimentos mais saudáveis. A maioria das frutas já têm casca, desta forma não utilize embalagens para as guardar. Evita a todo o custo o plástico e louça descartável.

 

Estabelece uma rede de amigos e partilha os materiais 

A partilha entre irmãos, outros familiares e amigos é uma opção excelente. Há tanto material bom porquê comprar novo? A reutilização prolonga a vida de um produto o que vai reduzir a exploração e utilização de recursos naturais do nosso planeta que já está no seu limite. Para além disso, poupas dinheiro para uma atividade extra, por exemplo, que o teu filho queira fazer ou que seja importante para o seu desenvolvimento. Se puderes partilha: calculadoras, roupa, livros, bicicletas, equipamentos electrónicos, ....

 

Dá preferência ao comércio local

Na hora de comprares o que precisas, opta pelo comercio local. Ajudas os pequenos negócios, fazes boa vizinhança e ainda contribuis para a redução de emissão de gases poluentes, evitando deslocações para fora da cidade.

 

Usa e abusa de bibliotecas

A requisição de livros é um ótimo exemplo de uma prática sustentável.

Podes recorrer à biblioteca escolar e do município ou até mesmo a bibliotecas virtuais, optando por audiolivros. Se for o caso, procura na tua zona instituições/associações que têm bancos de livros e que óptimas soluções também.

 

É fundamental que estes comportamentos comecem desde cedo, em idade tenra para que a próxima geração não fique comprometida. Passar da teoria a acção, é crucial para um futuro mais risonho para todos! Contamos contigo?...

 

Autor: Susana Cunha Trindade

CEO & Founder Mom-to-Mom

Deixe um comentário