Dicas para um Verão sustentável

O calor chegou cheio de força e este Verão promete ser bem quente.

Se te preocupas com o teu planeta e não queres comprometer o seu futuro nem o teu também, deixamos-te algumas dicas que te vão ajudar. Podes fazer do teu Verão, um Verão verde e aproveita ao máximo em segurança tendo em conta todas as regras de distanciamento social.

 

1 - Evita ligar o ar condicionado

Sempre que possível, prefere as ventoinhas ao ar condicionado. Um outro truque é manter as persianas fechadas (como se faz tanto no Alentejo) e abrir apenas à noite ou ao final da tarde. Se tiveres mesmo que usar o A/C, não te esqueças de fechar as janelas. E não te esqueças de desligá-lo quando te fores embora.

 

2 - Se possível, não utilizes o secador de cabelo

Sabias que 10 minutos de um secador de cabelo equivale a 1 hora de uma máquina de lavar roupa? Por isso, pensa bem antes de secares o cabelo. Seca bem com a toalha para secar mais rapidamente ao ar livre.

 

3 – Banhos rápidos

Com tanto calor e transpiração é normal que queiras ou precises de tomar mais banhos. Se sim, que sejam curtos.

 

4 – Praia e piqueniques

Uma ida à praia e/ou piquenique acarreta também alguma responsabilidade ambiental. Não se esqueça de levar sacos, recicláveis, para guardar o lixo. Se fumas, não te esqueças de levar um cinzeiro portátil para as beatas. Lembra-te que não são recicláveis e demoram eternidades a desaparecer.

Não te esqueças de levar apenas o que precisas para evitar desperdício alimentar e evita ao máximo os descartáveis (pratos, talheres...).

 

5- Protetores solares

É um tema que dá pano para mangas, pois ainda se está a confirmar muita coisa a nível científicos... no entanto, pelo sim, pelo não, será preferível que escolhas uma solução com filtros minerais sem nanopartículas VS filtros inorgânicos. Já existem algumas opções na farmácia, lojas de cosmética orgânica e grandes superfícies...

Aproveita e escolha também uma solução sem recursos a caixas, a embalagens desnecessárias, embalagens que permitam o reenchimento, etc...

 

6 – Passear sem poluir

Anda de bicicleta, caminha ou apanha um transporte público. São as opções mais sustentáveis do que andar de carro. No entanto, se tiveres de ir de carro, partilha a boleia.

 

7 – Hidratação sem desperdício de recursos

Água, que bem tão fundamental. E no Verão é algo que não podes mesmo dispensar. Leva sempre contigo a tua garrafa reutilizável (há tantos modelos giros) e mesmo em casa, bebe com regularidade.

 

Tens mais alguma dica para partilhar connosco?

 

Autora: Susana Cunha Trindade

Mom-to-Moom

Deixe um comentário