Bem-estar: 18 Dicas para aplicar no dia-a-dia

O bem-estar é um conceito subjetivo que diz respeito às percepções e avaliações que uma pessoa faz relativamente ao seu funcionamento, em áreas como a sua dimensão física, os afetos, o funcionamento psicológico e social.


O que é o bem-estar?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”.


Isto mostra-nos que não basta apenas não ter nenhuma doença; é necessário estar bem consigo mesmo e com o corpo, sem sentir dores ou tristeza, de forma a atingirmos o estado de bem-estar.


Dimensões do bem-estar

São normalmente distinguidas 4 dimensões de bem-estar:

  • o bem-estar físico;
  • o bem-estar emocional;
  • o bem-estar psicológico;
  • o bem-estar social.

Para atingir o bem-estar físico, é importante ser ativo e praticar exercício físico. A sua prática traz-nos benefícios inegáveis como o aumento da esperança média de vida ou a diminuição do stress e ansiedade.


Já o bem-estar mental (que inclui a componente emocional e psicológica), consegue-se através da alegria e das atitudes positivas. Por isso, evita sentimentos e pensamentos menos positivos.


Por último, o bem-estar social diz respeito às relações sociais de cada indivíduo. Para estar bem socialmente, é necessário manter boas relações com a família, no ambiente de trabalho e com a sociedade em geral. Essa interação com outros indivíduos é fundamental para o ser humano.


Em suma, para ter saúde é fundamental estar feliz e em forma. É igualmente importante ter um bom convívio social, ter amigos e relacionarmo-nos connosco próprios e com os outros. Desta forma, é percebemos que, infelizmente, ter saúde não é fácil e não é sempre possível.


Ainda assim, devemos trabalhar diariamente em nós próprios de forma a estarmos bem e saudáveis. Optar por não o fazer pode trazer consequências como dores físicas, insónias, conflitos nas relações ou os outros e mudanças de humor.


18 Dicas de bem-estar para aplicar no dia a dia

Autora: Cláudia Ganhão (Especialista em Minimalismo)

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https://www.instagram.com/claudia_ganhao/

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