10 Dicas para equilibrar a vida pessoal com a vida profissional

Equilibrar a vida pessoal com a vida profissional é uma das maiores ambições da mulher atual, certo? Eu estou constantemente nesta luta em equilibrar estas duas áreas tão importantes da minha vida, a minha vida pessoal e familiar e também a minha profissão, que amo! 

Acredito mesmo que é possível ter uma vida profissional de sucesso, ou seja, ter uma carreira por conta de outrem ou ser uma empreendedora bem sucedida e em simultâneo desfrutar de uma vida pessoal gratificante, uma família extraordinária e ter tempo para ti, para descansares e fazeres o que te apetecer.



Como equilibrar a vida pessoal com a vida profissional

No artigo de hoje vou partilhar contigo 10 dicas que nos ajudam a equilibrar a vida pessoal com a profissional.


1. Planear a semana 

O planeamento semanal é aquele hábito fundamental para encontrar o equilíbrio entre todas as áreas da nossa vida! É essencial começar a semana, ou o nosso 1º dia útil de trabalho (para quem trabalha por turnos) com o planeamento semanal feito para todas as áreas da vida, nomeadamente: área profissional, área pessoal, o tempo de descanso, o tempo com a família,  a rotina doméstica, etc. 


2. Priorizar tarefas 


Nem tudo tem a mesma importância, nem tudo tem de ser feito na mesma altura, é então fundamental que priorizes tudo o que tens de fazer. Eu costumo usar um destes métodos: Matriz de Eisenhower ou Método ABCDE para me ajudar a priorizar tudo o que tenho de fazer. Relembro que é necessário ter as tarefas da semana devidamente priorizadas na altura de fazeres o teu planeamento semanal! 


3. Dizer não 

Dizer não quando efetivamente queremos mesmo dizer não! É importante aprender a fazê-lo de forma assertiva e educada, tendo em conta as nossas prioridades, objetivos de vida e limites.Costumo dizer sempre que dizer não, não faz de nós más pessoas, pelo contrário, faz de nós pessoas que se respeitam e que respeitam os outros! 


4. Definir limites 

A definição dos nossos limites profissionais e pessoais, assim como dos nossos inegociáveis é essencial!Por exemplo, a definição de quantas horas trabalhamos diariamente, da quantidade de tarefas que conseguimos ter sob a nossa responsabilidade, a definição do horário de trabalho, a definição dos períodos do dia em que vamos estar com a nossa família, definição dos dias de descaso… assim como o cumprimento desses limites e inegociáveis é o primeiro passo para conseguir chegar ao equilíbrio. 


5. Não levar trabalho para casa

Mesmo quando se trabalha em casa é imprescindível separar muito bem a vida profissional da vida pessoal! Como vimos anteriormente é a definição e o cumprimentos dos nossos limites que nos ajudam a que seja possível separar muito bem estas duas áreas. Há efetivamente espaço e tempo para ambas as áreas da nossa vida, não convém de todo misturá-las! 


6. Descansar e cuidar da saúde 

Outro hábito obrigatório para nos aproximarmos cada vez mais do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Começamos com o descanso intencional, com horas de sono suficientes, tempo para não fazer nada, tempo para o lazer e para os nossoshobbies.Sempre acompanhados de um cuidado com a nossa saúde: alimentação saudável, hábitos saudáveis, check-ups regulares, etc. Nunca deverás estar tão ocupada que a tua saúde seja colocada em segundo plano… 


7. Ter hobbies

Os nossos interesses e a forma como ocupamos o nosso tempo livre é outro hábito realmente importante para ter uma vida equilibrada e bem sucedida. À semelhança do que partilhei anteriormente, nunca deverás estar tão ocupada que o teu descanso, o teu tempo livre e os teus hobbies sejam colocados em último lugar. Não te anules e não te resumas à profissional, à dona de casa, à esposa, à mãe. Tu és mais do que somente esses papéis, manteres os teus interesses e os teus hobbies é fundamental!


8. Ter perfis separados nas redes sociais 

Se eventualmente a tua área profissional exigir que tenhas perfil em alguma rede social, sugiro que o separes da tua vida pessoal. Não misturar as coisas também no que diz respeito à vida digital é sem dúvida um hábito a considerar. Essa separação é importante por exemplo nesta situação: se tiveres no teu tempo pessoal e quiseres ir às redes sociais, não permites que o trabalho te entre pela casa a dentro.


9. Tempo exclusivo para os filhos e família 

Outra dica essencial, assim como tens tempo em exclusivo para a tua vida profissional deves de dedicar tempo em exclusividade para a tua vida pessoal, para a tua família, para os teus filhos. E esse tempo torna-se num tempo sagrado, pois não deixas que aconteçam interrupções profissionais. Esta prática permite também que não te cobrem tanto quando tiveres de trabalhar com mais afinco! 


10. Pedir ajuda e delegar 

Para nós mulheres, este passo é tão difícil: pedir ajuda quando precisamos e delegar tarefas. Mas é um passo vital para conseguirmos desfrutar do equilíbrio. Aos poucos começa a delegar, aos poucos reconhece quando precisas de ajuda (pedir ajuda é um sinal de força e determinação, não é de todo um sinal de fraqueza). Recomendo a leitura do artigo Não há super mulheres.



Espero que estas 10 dicas te ajudem a priorizar o que é efetivamente importante e a encontrar o equilíbrio enter as duas áreas da tua vida. É efetivamente possível ter uma profissão de sucesso e que nos realize e em simultâneo desfrutar de uma vida pessoal igualmente bem sucedida e satisfatória, basta que isso seja verdadeiramente uma prioridade para nós! 


Lembra-te: todas as mudanças se iniciam com a mudança de mindset! 

 

Autora: Cláudia Ganhão

https://claudiaganhao.pt/

https://www.instagram.com/claudia_ganhao/

Deixe um comentário